Europa aumenta o compromisso pelo uso responsável de antibióticos em animais

No Relatório publicado pela EMA (European Medicines Agency) apresenta que os países europeus continuam a reduzir o uso de antibióticos em animais. As vendas totais do antibióticos de uso veterinário na Europa desceu mais de 32% entre 2011 e 2017.

Em particular, dois das mais críticas classes de antibióticos de uso em medicina humana foram usados menos em animais. As vendas de polimixinas desceram 66% as as vendas de cafalosporinas de 3ª e 4ª geração diminuíram mais de 20%. Estas classes incluem antibióticos usados para o tratamento de infecções graves causadas por bactérias resistentes à maioria dos tratamentos.

Este relatório, parte do projecto ESVAC (European Surveillance of Veterinary Antimicrobial Consumption) apresenta dados de 31 países europeus da UE e Suiça, que voluntariamente forneceram informações de vendas ou prescrições de antibióticos de uso veterinário até 2017. Estes dados mostram um claro comprometimento dos países europeus na promoção de um uso responsável de antibióticos em animais.

Pode fazer o download do relatório Aqui ou viste a página da EMA, em https://www.ema.europa.eu.