International Poultry Council – Resposta às guidelines antimicrobianas da OMS

   As preocupações foram expressas pelo Conselho Internacional de Avicultura (IPC – International Poultry Council) sobre as novas guidelines emitidas esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que apelam às indústrias globais de aves e carnes para impedir o uso rotineiro de antibióticos para promoção do crescimento e prevenção de doenças.

O IPC diz que está muito preocupado com o fato de as guidelines da OMS atar inadequadamente as mãos dos produtores e limitar suas opções de uso de antimicrobianos para prevenção, controle e tratamento de doenças com base em necessidades específicas.

Foto: Stephen Ausmus / ARS

  O Concelho argumenta que a capacidade de um veterinário treinado prescrever o tratamento correto no momento certo é primordial para minimizar o uso de antimicrobianos e garantir um suprimento viável de aves saudáveis, vital para um fornecimento alimentar global seguro.

Numa declaração, o IPC acrescentou: “Ao desenvolver guidelines que afetam a vida humana e animal, confiaria que a “evidência” impulsionam as recomendações políticas e não as “associações” como feita nesta abordagem da OMS. As guidelines são enquadradas por um artigo publicado esta semana na Lancet Planetary Health e, como observou a OMS, é baseado em “evidências de baixa qualidade” ou, em alguns casos, “evidência de qualidade muito baixa”.

“O IPC continuou comprometido com uma abordagem colaborativa “de uma só saúde” que equilibra o conhecimento e a experiência científica de todas as partes interessadas para garantir que atuemos com responsabilidade no uso de todos os antimicrobianos – para necessidades humanas e animais. O IPC encoraja a OMS a incluir mais a comunidade veterinária no seu trabalho, de modo que sua experiência pode orientar o uso adequado de antimicrobianos e cuidados com os animais”.

Os comentários do IPC ocorrem sete meses depois de publicar sua Declaração de posição histórica sobre os Princípios de Uso Antimicrobiano e de Vigilância Antimicrobiana, que, argumenta, traça um caminho para a indústria avícola global seguir o uso responsável e efetivo de antimicrobianos na produção avícola, com base em pesquisas científicas, uma abordagem baseada em evidências.

As guidelines da OMS sobre o uso de antimicrobianos medicamente importantes em animais produtores de alimentos incluem:

  • Uma redução geral no uso de todas as classes de antimicrobianos medicamente importantes em animais produtores de alimentos;
  • Restrição completa do uso de todas as classes de antimicrobianos medicamente importantes em animais produtores de alimentos para promoção do crescimento;
  • Restrição completa do uso de todas as classes de antimicrobianos medicamente importantes em animais produtores de alimentos para prevenção de doenças infecciosas que ainda não foram clinicamente diagnosticadas;
  • Os antimicrobianos classificados como criticamente importantes para a medicina humana não devem ser utilizados para controlar a disseminação de uma doença infecciosa clinicamente diagnosticada identificada dentro de um grupo de animais produtores de alimentos.

Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse: “A falta de antibióticos efetivos é uma ameaça de segurança tão séria quanto um surto de doença súbita e mortal. Uma ação forte e sustentada em todos os setores é vital se quisermos reverter a maré da resistência antimicrobiana e manter o mundo seguro “.

Dr. Kazuaki Miyagishima, diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Zoonoses da OMS, acrescentou: “A evidência científica demonstra que o uso excessivo de antibióticos em animais pode contribuir para o aparecimento de resistência aos antibióticos.

“O volume de antibióticos utilizados em animais continua a aumentar em todo o mundo, impulsionado por uma crescente demanda por alimentos de origem animal, muitas vezes produzidos através da criação intensiva de animais”, acrescentou.

Tony McDougal – Jornalista Freelance

Publicada a 10/11/2017 em http://www.poultryworld.net

Noticia Traduzida – Ver Original